top of page

Especialidades

Dor Lombar (Lombalgia)

  Entende-se por lombalgia um conjunto de sintomas que envolvem dores, desconfortos e diminuição de mobilidade de funcionalidade na região inferior da coluna.

     A lombalgia se caracteriza por uma disfunção que atinge a região lombar, podendo ser de origem congênita, traumática, por esforço repetitivo ou inadequado, alterações degenerativas, neoplasias, adaptações posturais, origem visceral, dentre outros fatores.

       Tais disfunções podem se apresentar a partir da articulação, inervação e musculatura. O desequilíbrio estrutural que acaba gerando o processo álgico pode ter origem em qualquer região da coluna, porém devido ao tamanho das vértebras e pela sustentação que a mesma promove, a região lombar acaba sofrendo adaptações e sobrecarga.

 

Ciatalgia

     O Ciático é o principal nervo do membro inferior. Problemas nas raízes nervosas que formam o Ciático provocam dores distribuídas na perna, as chamadas dores ciáticas ou ciatalgias. Dependendo de qual a raiz nervosa atingida, a dor pode se localizar mais na panturrilha, mais no pé, etc.

      Claro que nem toda dor na perna é uma ciática, várias doenças podem provocar dores parecidas.

A ciática pode aparecer em vários problemas de coluna, mas uma das causas mais comuns é a hérnia de disco lombar.

 

Escoliose

       A escoliose é uma patologia que surge mais frequentemente na fase da puberdade, onde há maior crescimento e desenvolvimento ósseo. A maioria dos casos é leve, com poucos sintomas, porém algumas crianças desenvolvem deformidades na coluna vertebral que se tornam mais graves à medida que elas crescem. Por isso, é importante que, em se observando alguma anormalidade postural, busque-se o acompanhamento de um profissional especializado nesta doença, a fim de se definir a grau de severidade e consequentemente o correto tratamento a ser realizado.

Traumas

     A coluna vertebral é composta por 33 vértebras: sete cervicais (C1, C2, C3, C4, C5, C6, C7), doze torácicas que vão de T1 até T12, cinco lombares (L1, L2, L3, L4, L5), cinco sacrais soldadas formando o osso sacro e quatro coccígeas, que se fundem formando o cóccix. As vértebras são unidas por vários ligamentos e entre uma e outra existe um disco cartilaginoso semelhante a um anel cuja função é reduzir o impacto.

       Pelo canal existente no interior das vértebras, passa a medula nervosa ou medula espinhal que transporta os comandos emitidos pelo cérebro para todos os órgãos e músculos do corpo.

Um trauma na coluna pode provocar a fratura de uma vértebra e, consequentemente, lesões na medula espinhal. Quanto mais alta for a lesão, danos mais graves trará para o indivíduo

 

Infecções da coluna

      Infecções da coluna vertebral é um tema muito amplo e inclui as doenças que surgem espontaneamente e aqueles que são secundárias a algum evento incitante. Infecções verdadeiras não são comuns, particularmente nos países industrializados do mundo.

        Um determinado grupo de pessoas estão em risco. Estes são os fumantes, obesos, mal nutridos, imunossuprimidos, seja de síndrome da imunodeficiência adquirida ou de tratamento médico para os tumores, artrite , transplante de órgãos; toxicodependentes; diabéticos, ou aqueles que tenham sido submetidos a instrumentação do trato urinário recente.

Neoplasia

Neoplasia Benigna


  A neoplasia benigna caracteriza-se pelo crescimento lento, normalmente é circunscrita por uma cápsula de tecido fibroso que delimita o tumor, é localizada e não se infiltra ou invade tecidos vizinhos. Na maioria dos casos o tumor pode ser removido totalmente com menor risco de metástase.

Neoplasia Maligna


  A neoplasia maligna (câncer) apresenta um crescimento acelerado e tem a capacidade de invadir os tecidos adjacentes, podendo desenvolver metástase.

 As neoplasias malignas recebem o sufixo "sarcoma" na sua nomenclatura, como "fibrossarcoma" e "osteossarcoma". Já as neoplasias malignas com origem no tecido epitelial possuem a denominação "carcinoma".

 

bottom of page